2ª Vara do Trabalho realiza migração do CLE
- Publicado: Quinta, 29 Junho 2017
No período de 29/5 a 14/6/2017, a 2ª Vara do Trabalho deu início à nova fase do CLE (Cadastro de Liquidação e Execução). O projeto tem como meta a migração de todos os processos físicos que se encontram em liquidação ou execução, em todas as unidades do 1º grau, para o PJe, até o fim de 2017.
As atividades na vara-piloto foram divididas em 3 etapas: a) palestra de sensibilização, ministrada pelo juiz do trabalho Firmo Ferreira Leal Neto, do TRT da 5ª Região, que demonstrou os benefícios da utilização de um sistema único para controle processual, no caso o PJe; b) treinamento acerca da metodologia e da ferramenta de migração, ministrado pela servidora do TRT5, Madalena Cunha, responsável por projeto semelhante naquele Regional; c) migração in loco dos processos da 2ª Vara, sob a orientação de Madalena Cunha e com o acompanhamento de Gabriela Rezende (SGP), Diego Calazans (SETIC) e Marcelo Mendes (SETIC), servidores do TRT20.
Além do resultado imediato do trabalho desenvolvido, qual seja, a migração de 741 processos que se encontravam na fase de liquidação ou execução, o projeto do CLE apresentou, ainda, como efeito colateral positivo, o saneamento de diversos outros processos, o que provocou, por exemplo, a extinção de 2256 processos, com a liberação de alvarás no montante de R$ 820.900,81.
A fim de viabilizar esse trabalho coletivo de migração, o Tribunal Pleno suspendeu, por meio da Resolução Administrativa Nº 008/2017, os prazos dos processos físicos e eletrônicos, bem como o recebimento de petições em meio físico e e-Doc, na 2ª Vara do Trabalho de Aracaju, no citado período.
Durante o período da migração do CLE, o desembargador presidente do TRT20, Thenisson Santana Doria, visitou a 2ª Vara do Trabalho de Aracaju. Pessoalmente, reforçou o agradecimento outrora feito a Dr. Firmo e a Madalena, pela contribuição de ambos na consecução do projeto. Enalteceu, ainda, o comprometimento e o empenho de todos os que compõem a 2ª Vara do Trabalho, nas pessoas do Diretor de Secretaria, Edger Alves, e do Juiz Titular, Guilherme Carvalheira Leal.
Com base na experiência da vara-piloto, a equipe responsável pelo projeto CLE está redefinindo o cronograma de migração, a fim de cumprir a meta estabelecida.
Fotos: José Rivaldo Soares e Layanna Machado/Ascom