CEJUSC-JT inicia atividades e já apresenta bons resultados em conciliações
- Publicado: Quarta, 02 Agosto 2017
Implantado no TRT da 20ª Região no mês de junho de 2017, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em Sergipe (CEJUSC-JT), deu início à realização de audiências de conciliação no último dia 01/08/2017 e já apresenta bons resultados em número de acordos homologados.
O juiz coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas- CEJUSC-JT do TRT da 12ª Região, Valter Túlio Amado Ribeiro e o diretor do Centro de Conciliação de Florianópolis, Marcelo Augusto Botelho, responsáveis pelo treinamento em conciliação e mediação para servidores e magistrados que estão atuando no CEJUSC-JT do TRT20, estão acompanhando os primeiros dias de audiências no centro.
“Estou positivamente surpreso. O índice que nós tivemos no primeiro dia de audiências foi de 64% de solução dos processos. Hoje, já na metade da pauta, alcançamos 80% de solução dos processos. A prática da conciliação é muito interessante para o jurisdicionado, uma vez que acelera o recebimento dos seus créditos. Os servidores e magistrados do TRT20 estão engajados no projeto do CEJUSC-JT, por isso, tem tudo para dar certo. Acredito que seja possível conseguirmos desafogar e transformar o TRT20 em um grande tribunal conciliador”, afirmou Dr. Valter Túlio.
A advogada Isabel Ferreira Santos do Carmo participou de duas audiências de conciliação hoje, 02/08, no CEJUSC-JT e disse estar satisfeita com a iniciativa do Tribunal ao implantar o centro. “Achei muito interessante a criação desse centro aqui no TRT. Hoje foi possível verificar a boa vontade do empregador e do empregado de tentar, realmente, resolver o processo através da conciliação. Só hoje já consegui fechar dois acordos, isso é muito bom para ambas as partes do processo”, disse a advogada.
A senhora Edna dos Santos deu entrada em um processo trabalhista há 30 dias e hoje, através da conciliação, conseguiu solucionar o processo em audiência no CEJUSC-JT. “Para mim, foi muito vantajoso realizar a conciliação e, assim, foi possível concluir o processo de forma rápida. Não saí no prejuízo e vou receber minhas verbas mais rapidamente”, concluiu a jurisdicionada.
Nos dois primeiros dias de audiência do CEJUSC-JT foram homologados 9 acordos, somando o total de R$ 44.314,30 para pagamento de dívidas trabalhistas. Em dois dias de funcionamento, foi registrado apenas uma desistência na pauta de audiências e 12 processos foram adiados com possibilidade de acordo.
Fotos: Daniela Sampaio/Ascom