• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

No último dia 04/12, servidores e magistrados conheceram os resultados das Pesquisas de Clima Organizacional e Satisfação Externa, realizadas no TRT da 20ª Região no período de 04 a 22/09/2017.

O presidente do TRT20, desembargador Thenisson Santana Dória falou sobre a importância da realização das pesquisas e destacou que, a partir dos resultados obtidos, o Tribunal dispõe de fonte segura para a priorização das ações visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade e à manutenção de um ambiente de trabalho saudável e satisfatório.

As pesquisas, realizadas por empresa contratada - ÚNICA Soluções Estratégicas -, objetivaram mensurar o nível de satisfação de servidores, magistrados, advogados e usuários, diagnosticando os fatores que mais influenciam a satisfação interna e externa.

Participaram da pesquisa de Satisfação Externa 400 usuários (pessoas que utilizam a Justiça do Trabalho na qualidade de reclamante, reclamado ou testemunha), além de 400 advogados, que responderam (são feitas entrevistas) questionários estruturados e definidos previamente pela Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal em conjunto com a empresa especializada.

O fator de satisfação externa que mais se destacou positivamente no ano de 2017 foi o atendimento, com um índice de 78,6% e 82,3% de satisfação, entre advogados e usuários, respectivamente. Em relação às Varas do Trabalho, a qualidade dos servidores e a disponibilidade de servidores para atendimento obtiveram os maiores índices de avaliação.

O índice de satisfação entre os usuários foi de 68,1% e de 69,0% entre os advogados.

Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional, que também ocorreu no período de 04 a 22/09/2017, abrangeu todas as Unidades do Tribunal, num universo de 451 pessoas entre servidores e magistrados. A pesquisa de clima, preenchida pelos próprios magistrados e servidores de forma facultativa e sem identificação, obteve um índice de 53,2% de participação.

Sete fatores, dentre os 10 componentes do índice de clima organizacional, ultrapassaram a Meta do PEP 2017. O índice geral de satisfação entre servidores e magistrados em 2017 atingiu 77,6%.

O relacionamento com o gestor da Unidade foi o fator que mais se destacou, atingindo 87,3% de satisfação, seguido do fator satisfação com o atendimento, com 80,2%. O relacionamento com o gestor da Unidade é o fator melhor avaliado da Pesquisa de Clima Organização há 4 anos consecutivos.

Os resultados da pesquisa de clima mostram também que o teletrabalho apresenta uma tendência positiva, o que demonstra sua importância e evolução como ferramenta de gestão.

Confira os relatórios com os resultados das pesquisas:

CLIMA ORGANIZACIONAL

SATISFAÇÃO EXTERNA USUÁRIOS

SATISFAÇÃO EXTERNA ADVOGADOS

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom