• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em sessão extraordinária na última quarta-feira (28), elegeu e deu posse à nova direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) para o biênio 2018/2020. Os eleitos foram os ministros Vieira de Mello Filho para diretor e Augusto César Leite de Carvalho para vice-diretor.

À nova direção eleita, o presidente do TST, ministro Brito Pereira, assegurou todo o apoio da Administração do Tribunal. “A escola é nossa, da magistratura do trabalho, e sei que, com a experiência dos novos diretores, ela seguirá o seu caminho”, afirmou.

Foram eleitos e também tomaram posse como membros do Conselho Consultivo da Enamat, representando o TST, os ministros Walmir Oliveira da Costa, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta. Para representar a segunda instância, foram eleitos os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), e Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA). Para representar a primeira instância, foi eleito o juiz Homero Batista, da 2ª Região (SP).

Gestão compartilhada

Ao definir o que representa dirigir a Enamat, destinada à formação de magistrados trabalhistas, o ministro Vieira de Mello Filho destacou “a possibilidade de trazer ao universo jurídico novas ideias” e ressaltou o propósito de “contribuir para que os juízes que iniciam a carreira, ou que já estão na carreira, tenham melhores oportunidades, melhores ferramentas e melhores instrumentos para exercer a jurisdição em prol da sociedade brasileira”.

O novo diretor enfatizou a intenção de realizar uma administração “compartilhada, democrática, impessoal e absolutamente transparente, em harmonia com a direção do TST”. Tanto ele quanto o ministro Brito Pereira homenagearam a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, que encerra seu período na direção da escola, reconhecendo seu eficiente trabalho, sobretudo na organização do 1º Concurso Público Nacional para Ingresso na Magistratura Trabalhista.

Ouvidoria

Para a Ouvidoria do TST, foram eleitos os ministros Cláudio Mascarenhas Brandão (ouvidor) e Breno Medeiros (ouvidor substituto), que responderão também pela Ouvidoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Fonte: TST