• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O TRT da 20ª Região promoveu, no dia 19/03, uma palestra para os professores da Escola Estadual Professora Neyde Mesquita, sobre a Síndrome de Burnout. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro e atendeu a um pleito da diretoria da instituição de ensino.

A psicóloga do TRT20, Tatiana Ramos Dourado, falou para os professores da escola sobre os sinais da síndrome que é causada pelo esgotamento no trabalho e também abordou estratégias para o enfrentamento.  "É muito importante reconhecer a problemática do adoecimento psíquico do profissional e sua relação com as condições de trabalho. Oportunidades como essa, de esclarecimento, escuta, orientação, reflexão e discussão conjunta, são iniciativas importantes na prevenção e combate ao problema. É gratificante poder prestar esse tipo de auxílio profissional nas escolas, fortalecendo a ponte entre o TRT e a sociedade", disse.

A síndrome de burnout, ou esgotamento profissional, decorre de estresse prolongado no trabalho. O termo em inglês significa “queimar por completo”. É quando o indivíduo chega ao seu limite de atividades, criando uma aversão pelo ambiente ao seu redor. Trata-se de um tipo avançado de estresse. Alguns dos sintomas são esgotamento físico, emocional, desinteresse pelo trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, dificuldade de concentração e pessimismo. No Brasil, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema. segundo estimativa da International Stress Management Association (Isma).

Segundo a diretora da escola, Ana Lúcia dos Santos Brito, a palestra faz parte da programação da semana de planejamento da instituição e é muito importante para os professores que atuam na rede pública de ensino. “Para nós, foi uma alegria ver que o TRT acolheu o nosso convite para participar da nossa semana de planejamento partilhando um tema tão importante que é a Síndrome de Burnout, para o nosso caminhar e para o caminhar dos nossos professores”, concluiu.

   
   

Fotos: Annette Rivas/ Ascom