• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

De 02 até 06 de agosto, 47 servidores das Varas Trabalhistas e unidades do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região) participam do Workshop "Gestão de Processos e Gerenciamento de Rotinas". Na sexta-feira (06), o evento será direcionado aos juízes e desembargadores. O treinamento está sendo ministrado pelo assessor da Presidência do TRT da 20ª Região (Sergipe), especialista em gestão pública judiciária e gestão de pessoas, Adriano Leão Venceslau, durante todo o dia, na sala de treinamento do Fórum Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís).

O workshop foi aberto nesta segunda-feira (02) pela manhã, no auditório juiz Ari Rocha, na sede do Tribunal, pelo diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, e a juíza auxiliar da Presidência na Implantação e Acompanhamento do Planejamento Estratégico, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres. Além dos servidores das Varas do Trabalho da capital, também estão participando do treinamento servidores das Varas de Pedreiras e de Bacabal.

O desembargador James Magno Araújo destacou que o workshop atende à Meta 5, umas das 10 metas prioritárias que o Judiciário brasileiro deve atingir no ano de 2010, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta consiste em implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

Segundo Liliana Bouéres, desenvolvendo a estratégia traçada pela instituição para os próximos cinco anos, em especial ao tema eficiência operacional, o workshop é o ponto inicial para que seja realizada pelas Varas e unidades judiciárias do TRT-MA a gestão de processos, no sentido de racionalizar, padronizar e aprimorar os procedimentos administrativos e judiciais.

Adriano Venceslau, que também é bacharel em Direito, explicou que o objetivo do workshop é a aplicação prática da gestão de processos nas atividades judiciárias. O gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) é o conjunto de atividades que procura, entre outros, identificar problemas de atividades e o tempo de execução de cada atividade; evitar retrabalhos; identificar possibilidades de delegação; elaborar manuais das rotinas, facilitando a multiplicação dos conhecimentos; padronizar as rotinas das unidades conforme suas competências; definir procedimentos mais ágeis; e acompanhar o desempenho na execução dos processos de trabalho. Adriano Venceslau desenvolveu o método de gerenciamento de rotinas que o TRT-SE implantou em todas as Varas daquele Regional.


Fonte: TRT da 16ª Região (MA)

Fotos: Divulgação