Judicatura e perplexidade é tema do segundo dia do XV CIFCM
- Publicado: Terça, 05 Junho 2018
“Judicatura e perplexidade: sensibilidade em tempos de mudanças” é o tema que marca o segundo dia do XV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola Judicial do TRT da 20ª Região. A palestra é ministrada pelo desembargador Fabio Túlio Correia.
Durante a explanação, o magistrado busca chamar a atenção para os aspectos da sensibilidade humana frente aos acontecimentos da atualidade, tais como as rápidas mudanças legislativas, o receio por parte da classe trabalhadora e aposentados de perderem direitos e a expansão do pensamento ultraliberal no Brasil e no mundo.
“Como isso impacta na atuação do Judiciário, e particularmente no Juiz, na hora de decidir uma causa que tem sob sua responsabilidade? A minha ideia é que a razão, aquilo que os gregos antigos chamavam de razão, ou a lógica formal, por si só, não dá conta dessa tarefa e o homem precisa se voltar para aquilo que Spinoza chamava de 'afetos da alma'”, ressaltou.
Para o desembargador Fabio Túlio, o treinamento realizado semestralmente pela Escola Judicial contribui não só para o aperfeiçoamento da atuação dos magistrados, como para o congraçamento entre colegas. “Essa convivência social e aproximação ajudam na interação entre as diversas instituições internas do Tribunal. Por outro lado, trocar experiências, debater os temas novos, enriquecer-se mutuamente. A importância é, sobretudo, de reciclar a alma e o espírito”.
O evento segue até a sexta-feira, 08/06, proporcionando o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos dos magistrados.
![]() |
![]() |
Fotos: Layanna Machado/Ascom