Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Desembargadora Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, em delegação de inspeção correicional e no uso de suas atribuições legais e regimentais, encerrou nesta sexta-feira, 30/4, Correição Ordinária na 1ª Vara do Trabalho de Aracaju.

Na sessão de encerramento, a Desembargadora agradeceu os esforços dos servidores, parabenizou o trabalho desempenhado por todos que compõem a 1ª Vara e falou da importância de se ter uma boa equipe para alcançar bons resultados.

Participaram da sessão: a Desembargadora Vice-Presidente do TRT20, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira; a Juíza Titular, Sílvia Helena Paráboli Martins Maluf; a Secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso; o Diretor de Secretaria da Vara, Paulo Henrique Cavalcante Silva; a representante da OAB/SE, Andréa Leite de Souza; a representante da ASSAT, Dra. Luzianna Martins; e demais servidores(as) da Vara.

Os trabalhos correicionais foram apresentados pela Secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso.

Casos Novos e Solucionados

Os dados apurados pela equipe da Secretaria da Corregedoria apontam que no ano de 2021 foram recebidos 243 novos processos e 166 foram solucionados.

Audiências realizadas

A 1ª Vara do Trabalho de Aracaju realizou este ano, até o dia 26 de abril, 197 audiências e há 163 novas audiências marcadas.

Metas do CNJ alcançadas

Com relação às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destaca-se que a 1ª Vara do Trabalho alcançou:

  • 77,24% da Meta 1 (julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente);
  • 91,86% da Meta 2 (julgar processos mais antigos);
  • 92,63% da Meta 3 (estimular a conciliação - aumentar o índice de conciliação em relação à média do biênio 2018/2019, em 1 ponto percentual);
  • 82,25% da Meta 5 (reduzir a taxa de congestionamento - reduzirem 2 pontos percentuais a taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais, em relação à 2019 - Fase de Conhecimento e de Execução).

Pontos Fortes

Como pontos fortes, foram listados: interação entre os magistrados(as) e servidores(as); formação e qualificação de magistrados(as) e servidores(as); infraestrutura física e tecnológica, com ótimas ferramentas de gestão processual e administrativa; Planejamento Estratégico Participativo; Plano de Gestão da Vara em 2020; teletrabalho; CEJUSC e CAE/JAE; iniciativas voltadas para a saúde e qualidade de vida; Segurança Institucional; Política de Gestão Socioambiental.

Boas práticas

Com relação às boas práticas adotadas pela 1ª Vara do Trabalho de Aracaju, destacam-se:

  • disponibilização de um servidor ao CEJUSC, semanalmente, para realização de conciliação naquela Unidade;
  • cumprimento das Metas Nacionais no ano de 2020.

Depoimentos

A representante da ASSAT, Luzianna Martins, e a representante da OAB/SE, Andréa Leite de Souza, parabenizaram o trabalho da equipe e demonstraram satisfação com o que foi apresentado.

O Diretor da Secretaria, Paulo Henrique Cavalcante Silva, agradeceu a todos e destacou que o momento que estamos passando é complicado, que sente a necessidade do convívio, mas que todos têm tentado minimizar isso por meio de reuniões telepresenciais. Ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades, sente-se feliz com os resultados alcançados, inclusive os de 2020.

A Juíza Titular da Vara, Sílvia Helena Paráboli Martins Maluf, agradeceu a todos e acrescentou que está sempre à disposição. Destacou que sempre todos dão o melhor de si para realizar os trabalhos, um ajudando ao outro. Além disso, mostrou-se feliz com o resultado da correição. Por fim, agradeceu o trabalho desenvolvido na Vara pela Juíza Mariana Petit Horácio de Brito, removida para o TRT da 13ª Região.

Ascom/TRT20