Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na manhã desta terça-feira, 20/10/2015, representantes da Itaguassu Agro Industrial S/A e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Cimento, Cal e Gesso do Estado de Sergipe (Sindicagese) estiveram no TRT20 para audiência de Conciliação de Ação Cautelar.

Desde o dia 14/10, cerca de 50% dos trabalhadores da fábrica de cimento Nassau cessaram suas atividades, dando início ao movimento grevista. Dentre as reivindicações da categoria estão o pagamento do saldo salarial referente ao mês de setembro e do saldo de participação nos lucros, em atraso há três meses.

Durante a tentativa de conciliação, foi proposto acordo que sugere o pagamento dos saldos de salário até o dia 11/11, em quinze parcelas diárias, referente ao mês de setembro; o pagamento de 50% do valor da antecipação de salário, que é de 40%, referente ao mês de outubro; e o pagamento do saldo de participação dos lucros em duas parcelas, durante o mês de novembro. Além disso, a categoria pede o pagamento dos dias de paralisação e a garantia de que não haverá demissões.

As partes concordaram com a suspensão da greve, com todos os trabalhadores retornando aos postos de serviço nesta quarta-feira, 21/10. De acordo com o advogado do Sindicagese, Petrúcio Souza, a finalização provisória da greve representa um voto de confiança na empresa, para que esta analise a proposta do Sindicato.

A audiência foi suspensa e será retomada na próxima quinta-feira, 22/10, quando a empresa irá se manifestar sobre a proposta de acordo. A conciliação foi mediada pela juíza relatora Kátia Nascimento e pela procuradora regional do trabalho Vilma Leite.

TRT TRT 8953 
TRT 8961 TRT 8956

Fotos: Layanna Machado